Biblioteca CCS/D – IESP (Prof. Wanderley Guilherme dos Santos)

IESP

A Biblioteca CCS/D – IESP (Prof. Wanderley Guilherme dos Santos), foi incorporada administrativamente a Rede Sirius (Rede de Biblioteca da UERJ) a partir da AEDA-013/Reitoria/2019 de 15 de maio 2019. A Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ é formada por uma estrutura composta por 25 bibliotecas integradas por um único sistema que permite empréstimos e devoluções das publicações impressas nos distintos campi da Universidade, além de oferecer outros produtos/serviços para a comunidade acadêmica.
Biblioteca CCS/D – IESP, atende aos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Sociologia do IESP-UERJ, além da Especialização em Política & Sociedade e demais cursos da instituição. O seu acervo é composto por mais de 20 mil exemplares impressos referentes às áreas de atuação do Instituto, incluindo livros (Acervo Brasilianas e a Coleção FLACSO), obras de referência, dissertações/teses e aproximadamente 140 títulos de periódicos. Além disso, possui um conjunto de documentos ainda não processados de aproximadamente 7.000 títulos (doação individuais, acervo CEBRI, Teses/Dissertações, periódicos entre outros), constituindo uma dos maiores acervos na área de Ciências Sociais do Rio de Janeiro.

Endereço: Rua da Matriz, 82 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ) – CEP: 22260-100
Responsável: Rosalina Barros (Bibliotecária – Matrícula UERJ 34330-1)
Contatos: +55(21)2266-8308 | biblioteca@iesp.uerj.br
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Área de conhecimento: Ciências Sociais
Especialidades: Ciência Política e Sociologia.
Clique nos itens abaixo para ver mais detalhes:
Empréstimos de livros
Consulta local através dos terminais de computadores
Sala de leitura coletiva externa
Emissão de nada-consta
Normalização de trabalhos acadêmicos
Cadastramento/inscrição na Biblioteca
A inscrição nas Bibliotecas da Rede Sirius pode ser feita por qualquer pessoa que comprove vínculo com a universidade (Art. 4º do Regulamento da Rede Sirius), durante o período corresponde à duração do vínculo do usuário com a Universidade.
A inscrição na Biblioteca CCS/D – IESP se dará mediante a apresentação dos documentos relacionados abaixo:

Alunos
Carteira de Identidade (original);
Comprovante de residência recente;
Duas fotos 2×4 recentes;
Declaração comprobatória emitida pela unidade que promove o curso de pós-graduação.

Servidores
Comprovante de residência recente;
Duas fotos 2×4 recentes;
Contracheque recente ou declaração da unidade.

Observações:
A inscrição de servidores, docentes não efetivos e prestadores de serviços pode ser efetuada em qualquer Biblioteca da Rede Sirius;
A renovação da inscrição dos alunos é efetuada a cada período letivo na mesma Biblioteca em que ela foi feita, desde que o usuário esteja em situação regular com as Bibliotecas da Rede Sirius;
Qualquer alteração nos dados cadastrais deve ser comunicada pelo usuário à Biblioteca que efetuou a inscrição;
Maiores informações:
► Regulamento da Rede Sirius
► Regimento da Rede Sirius

  • Catálogo Online da Rede Sirius para pesquisa no acervo local e nas demais bibliotecas da rede;
  • Portal de Periódicos da CAPES, disponibilizando uma vasta coleção em texto digital e integral de periódicos de todas as áreas do conhecimento;
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Nacional (BDTD) do IBICT;
  • Base “Minha Biblioteca” plataforma de livros digitais do consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil: Grupo A (McGraw Hill, Bookman, Artmed, Penso e Artes Médicas), Grupo Gen-Atlas (LTC, Forense, Método, Forense, entre outras), Manole e Saraiva. São mais de 8 mil títulos acadêmicos, em português, de diversas áreas do conhecimento. O acesso a esse conteúdo é realizado através de login no Catálogo online da Rede Sirius;
  • ProQuest One Academic composta de quatro produtos multidisciplinares (ProQuest Dissertations & Theses Global, ProQuest Central, Academic Complete, Academic Video Online) que consistem em uma enorme coleção de periódicos, e-books, dissertações, notícias, vídeos e fontes primárias do mundo, tudo em um só lugar;
  • Catálogo Coletivo Bibliodata da Fundação Getúlio Vargas, permitindo compartilhar coleções entre suas bibliotecas participantes, incluindo todas as universidades públicas estaduais e federais do Brasil.
  • Catálogo Coletivo Nacional (CCN/IBICT) de periódicos e ao serviço COMUT/IBICT de comutação bibliográfica para solicitação de cópias de artigos de revistas disponíveis nas instituições participantes.
  • Acervo de E-books da EBSCO, Science Direct, Springer, Wiley, Cambridge entre outros;
  • Ferramenta de Busca integrada de coleções digitais – EDS-EBSCO/Descubra;
  • Dados –Revista de Ciências Sociais é um dos mais longevos periódicos acadêmicos brasileiros (publicada desde 1966) e divulga trabalhos inéditos e inovadores oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, tem o objetivo de conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Entre os serviços oferecidos pela Rede de Biblioteca da UERJ (Rede Sirius) está a modalidade de empréstimo possibilita que os usuários tomem emprestado obras existentes em bibliotecas de outras instituições. Possibilita também que usuários externos à UERJ solicitem o empréstimo de obras existentes nas bibliotecas da Rede, a partir de suas bibliotecas desde que estejam cadastradas para esse serviço.
Este serviço está formalizado no Regulamento da Rede Sirius, Título IV, Capítulo II, Seção III, estabelece:
Art. 32 – O empréstimo entre Bibliotecas é concedido aos usuários inscritos na Rede Sirius e em situação regular, mediante solicitação do material informacional a outra instituição de ensino superior.
§ 1° – O empréstimo entre Bibliotecas é efetuado mediante o preenchimento de formulário próprio (Anexo IV).
§ 2° – O usuário é obrigado a cumprir condições e prazos de empréstimo estabelecidos pela instituição cedente.
Art. 33 – As Instituições de Ensino Superior, inscritas na Rede Sirius, podem usufruir o serviço de empréstimo entre Bibliotecas, retirando no máximo 2 (dois) exemplares de títulos diferentes e obrigando-se a cumprir o prazo de 10 (dez) dias corridos, dentro das condições estabelecidas neste Regulamento.
Parágrafo único – A renovação do empréstimo entre Bibliotecas está restrita a uma única vez.
Instituições cadastradas e renovadas
Para mais informações entre em contato com a Biblioteca pelos telefone (21)2266-8308 ou através do e-mail: biblioteca@iesp.uerj.br

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro integra o Consórcio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) que gerencia a base de teses e dissertações eletrônicas, produzidas nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, e promove a sua integração com a base internacional da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD).
Para que sua tese ou dissertação integre a BDTD da UERJ, é imprescindível que ela atenda aos padrões estabelecidos pela UERJ. A seguir, alguns documentos para ajudar a formatação da sua tese ou dissertação:

Contudo, caso queiram ser atendidos pessoalmente marquem um horário na Biblioteca.

  • Eventos

    Ver Todos Eventos

  • Atualizações

  • Vídeos