CAPES PrInt (Ciência Política)

Política externa, regionalismo e cooperação internacional

Introdução

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) do IESP-UERJ conta com docentes-pesquisadores atuantes no campo das Relações Internacionais e da Análise de Política Externa reconhecidos nacional e internacionalmente. Tal condição permitiu que fossem estabelecidas diversas parcerias internacionais com universidades e centros de pesquisa, ampliando o intercâmbio de conhecimento na área, a visibilidade da instituição e a internacionalização de sua produção acadêmica. Estes mesmos docentes já orientaram, com êxito, diversas teses e dissertações e, atualmente, orientam cerca de 20 estudantes do PPGCP que, além de desenvolverem suas pesquisas no âmbito deste projeto, atuam em inúmeras atividades dos laboratórios de pesquisa vinculados a esta iniciativa (LABMUNDO, NEAAPE e OPSA).

LEIA MAIS


Objetivos

Objetivo 1 – capacitar discentes, jovens doutores e docentes no exterior: a internacionalização é parte essencial da formação de discentes, jovens doutores e docentes vinculados a este projeto do PPGCP, por meio de cursos e missões de curta duração, programas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado. As atividades de formação de curta e longa duração são um passo importante no desenvolvimento e na expansão de redes de pesquisa e de diplomas binacionais ou multinacionais em nível de mestrado e de doutorado (por exemplo, por meio de cotutelas).

LEIA MAIS

Equipe

Clique aqui para conhecer a equipe envolvida no CAPES PrInt!


Instituições parceiras

Clique aqui para conhecer as instituições parceiras!


Professores estrangeiros

Alguns professores participarão de atividades docentes e de seminários no Brasil, outros serão parceiros em publicações e seminários no exterior.

Clique aqui para conhecer os principais nomes associados a este projeto.

Editais

O projeto lançará aqui editais para docentes e discentes no âmbito dos três objetivos apresentados.


Blog

Aqui serão apresentados os vídeos de seminários e entrevistas, as principais notícias e os resultados em termos de conferências, publicações e pesquisas realizadas no âmbito deste projeto.


CAPES PrInt UERJ