Objetivos

Objetivos

Objetivo 1 – capacitar discentes, jovens doutores e docentes no exterior: a internacionalização é parte essencial da formação de discentes, jovens doutores e docentes vinculados a este projeto do PPGCP, por meio de cursos e missões de curta duração, programas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado. As atividades de formação de curta e longa duração são um passo importante no desenvolvimento e na expansão de redes de pesquisa e de diplomas binacionais ou multinacionais em nível de mestrado e de doutorado (por exemplo, por meio de cotutelas).

Objetivo 2 – consolidar e ampliar redes de pesquisa e bases de dados de natureza comparativa e internacional: mapear e monitorar continuamente editais internacionais a fim de desenvolver projetos de pesquisa e de formação em parceria com universidades estrangeiras é uma estratégia fundamental para a internacionalização do PPGCP. Graças a redes internacionais, pesquisadores nacionais lograrão construir relações de confiança que ensejam orientações compartilhadas de teses de doutorado, cotutelas, convites para participação de programas internacionais de formação superior, o desenvolvimento de metodologias internacionais e comparativas, a construção de bases de dados internacionais, bem como publicações conjuntas em livros e em periódicos de impacto referenciados no QUALIS-CAPES. Nesse sentido, serão formulados projetos para submissão a editais internacionais, e também serão organizados seminários e palestras internacionais na cidade do Rio de Janeiro. Ademais, professores de universidades estrangeiras serão integrados em atividades de docência no PPGCP, do mesmo modo que jovens doutores e docentes vinculados ao PPGCP do IESP-UERJ participarão de programas de formação em universidades estrangeiras.

Objetivo 3 – ampliar o impacto das publicações internacionais: os docentes envolvidos neste projeto têm ampla experiência de publicação em periódicos internacionais. Durante a implementação deste projeto, serão ampliadas as capacidades de publicação em editoras internacionais (livros) e em periódicos de alto impacto de acordo com as bases QUALIS-CAPES, Web of Sciences e Scopus. Entre as estratégias de publicação internacional, serão privilegiadas as parcerias envolvendo docentes e doutorandos do PPGCP, docentes do IESP e de universidades estrangeiras, bem como parcerias entre jovens doutores e doutorandos nacionais e estrangeiros. Serão mapeados os principais periódicos de alto impacto na área de relações internacionais e serão propostos números especiais envolvendo parcerias com docentes e discentes nacionais e estrangeiros. A perspectiva comparativa mencionada no objetivo anterior será privilegiada no desenvolvimento de manuscritos destinados a periódicos de alto impacto.