Convênios

O IESP-UERJ mantém diversos convênios, com instituições nacionais e internacionais, visando ampliar e pluralizar a formação de seus discentes e docentes, além de constituir amplas redes de pesquisa e cooperação acadêmica. Veja abaixo as instituições conveniadas e os termos de cada acordo de cooperação.

América do Sul

Convênio firmado entre o IESP-UERJ e a Universidad Nacional de Cuyo no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Centro Associados para o Fortalecimento da Pós- Graduação Brasil-Argentina (CAPF-BA) conduzido pela CAPES e pela Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação da Argentina. 2013.
Com o objetivo de treinar estudantes uruguaios, em 1985 foi feito um convênio de colaboração entre o IUPERJ e o CIESU.ao IUPERJ e o CIESU mantêm desde 1985 convênio de colaboração a partir do qual estudantes selecionados por aquele Centro são admitidos no programa de pós-graduação do Instituto. O IESP-UERJ firmou também convênio com o CIESU para a realização de pesquisas em conjunto. Esse programa continua no IESP-UERJ.
O IUPERJ e a Universidad Torcuato Di Tella (Buenos Aires) assinaram, em 2002, um convênio de cooperação para intercâmbio de professores e alunos de pós-graduação, desenvolvimento de pesquisas em conjunto, organização e participação em seminários e encontros acadêmicos, programas acadêmicos de curta duração. Esse programa continua no IESP-UERJ.
Convênio de cooperação entre o IESP-UERJ e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT/CNPq) e do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-INFRA/CNPq) para promover a melhoria e consolidação dos programas de Pós-Graduação não consolidados das instituições públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

América do Norte

Em decorrência dos convênios de intercâmbio firmados no passado com o Berkeley-Stanford Joint Center for Latin American Studies e o Center for Latin American Studies da Universidade da Flórida, o IESP-UERJ tem oferecido filiação institucional a estudantes em processo de preparação de teses de doutoramento, bem como promovido o intercâmbio acadêmico entre as referidas instituições. O IESP-UERJ tem também conferido filiação institucional a estudantes de diversas outras universidades americanas para aqui desenvolverem suas pesquisas e trabalhos de tese.
Desde 1992, o IUPERJ mantinha convênio de colaboração com a Universidade de Toronto, realizando estudos no âmbito da rede GURI (Global Urban Research Initiatives), promovendo seminários nacionais e articulando pesquisadores urbanos na América Latina. A profª Licia do Prado Valladares vem coordenando a rede no Brasil desde 1992. Esse programa continua no IESP-UERJ.
Em junho de 1998 foi assinado convênio entre o IUPERJ e El Colegio de México, com vigência de cinco anos, podendo prorrogar-se por períodos iguais automaticamente. O acordo tem por objetivo o intercâmbio de professores, estudantes, publicações, programas acadêmicos e projetos de pesquisa. Esse programa continua no IESP-UERJ.
Em fevereiro de 1999 foi assinado um convênio entre o IUPERJ e o CIDE, sediado no México, reconhecendo a importância da cooperação acadêmica entre as instituições de ensino superior e a participação de suas respectivas comunidades no apoio à docência, à pesquisa e à difusão da cultura. O objetivo do acordo é o intercâmbio de professores, pesquisadores, alunos, publicações, programas acadêmicos e projetos de pesquisa. Esse programa continua no IESP-UERJ.

Europa

O Convênio foi firmado entre a UERJ e o Institut d’Etudes Politiques de Bordeaux, coordenado pelo IESP-UERJ, em dezembro de 2017. No Convênio estão previstas, entre outras, atividades de intercâmbio de professores (uma já ocorreu em fevereiro de 2018 e outra em outubro de 2018), montagem de projetos de pesquisa coletivos, bem como intercâmbio de estudantes. Os primeiros estudantes de mestrado de Sciences Po Bordeaux chegarão ao IESP em março de 2019, por seis meses.
Termo de cooperação acadêmica firmado com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) em 2014.
Reconhecendo a relevância da aproximação internacional entre instituições universitárias de pesquisa e ensino e diante do interesse recíproco em estabelecer relações formais de cooperação, em 1998 o IUPERJ firmou convênio com o ISCTE, sediado em Lisboa, Portugal, objetivando estabelecer um programa interinstitucional de intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, como também o desenvolvimento de projetos de pesquisa em comum. Esse programa continua no IESP-UERJ.
Em fevereiro de 1999 foi assinado um convênio entre o IUPERJ e o ICSUL, sediado em Lisboa, tendo como objetivo a permuta de informações técnico-científicas relativamente às áreas científicas que ambas as instituições desenvolvam, a permuta de docentes e investigadores, de alunos de pós-graduação, de publicações, de programas e de projetos de pesquisa, de organização de encontros, de intercâmbio entre cursos de Mestrado e Doutoramento. Esse programa continua no IESP-UERJ.
Em 2000, começou a vigorar o acordo de cooperação entre o Institut d’Études Politiques de Lille (França) e o IUPERJ. As duas instituições decidem, pelo referido convênio, estabelecer relações de intercâmbio em todas as suas áreas de atividades universitárias e científicas, através de intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos. Decidem, também, estimular a participação mútua em seminários e encontros por elas organizados. Esse programa continua no IESP-UERJ.
O Institut d´Études Politiques de Toulouse (França) e o IUPERJ firmaram, em 2005, um acordo de cooperação mútua com a finalidade de desenvolver atividades de pesquisa e ensino, promover o intercâmbio de professores e alunos, organizar seminários, palestras, colóquios e compartilhar experiências. Esse programa continua no IESP-UERJ.
O objetivo deste convênio é incentivar e desenvolver as relações de cooperação entre as partes através do intercâmbio de estudantes, do desenvolvimento de pesquisas conjuntas e da ligação entre professores e pesquisadores de cada instituição. Em 2006 foi firmado um convênio CNPq/CNRS ligando as duas instituições, além de CEBRAP e Fiocruz, para desenvolvimento de projeto comparativo internacional sobre segregação urbana.

África

O IUPERJ firmou em 1998 convênio com o ISRI, sediado em Maputo, Moçambique, visando permuta de informações técnico-científicas no tocante às áreas de investigação e docência, de professores, pesquisadores e estudantes. O acordo prevê, ainda, a organização de encontros, programas de estágio, atividades de extensão universitária, desenvolvimento de pesquisas, intercâmbio de cursos desenvolvidos por ambos os institutos e estabelecimento de relações em comum com outras instituições, de seus países e estrangeiras, para os fins colimados por ambas as partes. Esse programa continua no IESP-UERJ.
  • Eventos

    Ver Todos Eventos

  • Atualizações

  • Vídeos