Docentes Ciência Política

Argelina Maria Cheibub Figueiredo

Argelina Maria Cheibub Figueiredo

Doutora em Ciência Política (University of Chicago-1987)
Lattes | E-mail: argelina@iesp.uerj.br

Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), Pesquisadora do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq) e Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Comendador. Ph.D. em Ciência Política pela Universidade de Chicago, obteve também o título de Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas onde foi professora de Ciência Política de 1983 a 1998. Foi pesquisadora Sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) de 1991 a 2005, sendo coordenadora da área de Política e Sociedade e da Diretoria Científica e diretora do Centro de Estudos da Metrópole. No momento, permanece como pesquisadora associada. Foi pesquisadora visitante em várias universidades e centros de pesquisa, dentre eles o Centre de Recherche Travail et Société (IRIS-TS), Université Paris IX; o Institute for Social Research, Oslo, Noruega; Political Science Departament, University of Chicago; Department of Political Science, New York University (2001); Department of Political Science, MIT (2005). Realiza pesquisas sobre instituições políticas, relações entre executivo e legislativo, políticas públicas e eleições.

Breno Bringel

Breno Bringel

Doutor em Ciência Política (Universidad Complutense-2010)
Lattes | Site | E-mail: brenobringel@iesp.uerj.br

Doutor pela Faculdade de Ciência Política e Sociologia da Universidade Complutense de Madri (UCM), onde também realizou Mestrado e Graduação e foi Professor. Foi professor visitante em várias universidades da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Suíça. É “Directeur d’études associé” na Fondation Maison des Sciences de l’Homme de Paris, vinculado ao Collège d’études Mondiales. Professor Adjunto do IESP- UERJ, onde coordena, com José Mauricio Domingues, o Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL). Atualmente coordena o GT de Movimentos Sociais da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o GT de Investigación Militante do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) e é membro do Comitê Executivo do “Research Committee on Social Classes and Social Movements” (RC-47) da Associação Internacional de Sociologia (ISA). No âmbito da editoração e da divulgação científica, é editor de DADOS – Revista de Ciências Sociais e de openMovements, além de membro do Conselho da Área de Ciências Humanas do Comitê Consultivo do SciELO. Bolsista PROCIÊNCIA (UERJ), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Suas principais áreas de atuação são a sociologia política e a sociologia latino-americana e suas pesquisas atuais abordam: i) as transformações das ações coletivas, dos movimentos sociais e do internacionalismo contemporâneo; ii) os estudos latino-americanos, com ênfase na construção teórica e geopolítica da sociologia e do pensamento social latino-americano.

Carlos Roberto Sanchez Milani

Carlos Roberto Sanchez Milani

Doutor em Estudos do Desenvolvimento (Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales-1997)
Lattes | Site | E-mail: crsmilani@iesp.uerj.br

Doutorado em Estudos do Desenvolvimento pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS/Paris, 1997). Fez um primeiro pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia (2002-2004, bolsa PRODOC/FAPESB) e um segundo no Instituto de Estudos Políticos de Paris (2008-2009, bolsa CAPES). Foi funcionário internacional da UNESCO junto ao Setor de Ciências Sociais e Humanas (Paris, 1995-2002), professor no IEP de Paris (1997-2002) e professor convidado nas seguintes universidades: Université de Montréal, Universidad de Colima, UFRGS, Universidad Complutense de Madrid e University of Stellenbosch. Foi Secretário Executivo da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) entre 2012 e 2016. Bolsista de produtividade 1-C do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Bolsista do Programa Pró-Ciência da UERJ, atua nas seguintes linhas de pesquisa: cooperação internacional para o desenvolvimento como agenda de política externa; atores e agendas da política externa brasileira; política externa em perspectiva comparada.

Cesar Augusto Coelho Guimarães

Cesar Augusto Coelho Guimarães

Doutor em Ciência Política (Universidade Candido Mendes-2002)
Lattes | E-mail: cguimaraes@iesp.uerj.br

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1963), mestrado em Ciência Política – University of California (1969) e Notório Saber – doutorado em Ciência Política pela Universidade Candido Mendes (2002). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Áreas de interesse: Teoria Política, História das Idéias Políticas, Análise de Conjuntura, Democracia, Nacionalismos, Política Externa. Seus artigos mais recentes versam sobre a Política Externa dos Estados Unidos da América nos governos Clinton e Bush.

Christian Edward Cyril Lynch

Christian Edward Cyril Lynch

Doutor em Ciência Política (IUPERJ-2007)
Lattes | E-mail: clynch@iesp.uerj.br

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (antigo IUPERJ atual IESP-UERJ) em 2007. É professor de Pensamento Político Brasileiro no Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ – antigo IUPERJ) e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa. Leciona Teoria do Estado e Pensamento Constitucional Brasileiro no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA). É pesquisador Jovem Cientista do Estado da FAPERJ e pesquisador de produtividade do CNPq. Atualmente coordena o programa de pós-graduação em ciência política do IESP, o grupo de trabalho de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS); a Área Temática de Pensamento Político Brasileiro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e integra a diretoria do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD). É editor da Revista Insight Inteligência. Esteve em 2003-2004 como pesquisador no Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, EHESS, Paris e foi pesquisador visitante da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) entre 2006 e 2010. Foi professor adjunto do Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2006 e 2012, professor adjunto da Escola de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) entre 2010 e 2014 e professor visitante nas Universidades Agostinho Neto (Luanda, Angola) e Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina). É autor de Da Monarquia à Oligarquia: história institucional e pensamento político brasileiro (1822-1930) (Alameda, 2014 – prefácio de Pierre Rosanvallon) e Monarquia sem Despotismo e Liberdade sem Anarquia: o pensamento político do Marquês de Caravelas (UFMG – prefácio de Antônio Manuel Hespanha).

Cristina Buarque de Hollanda

Cristina Buarque de Hollanda

Doutora em Ciência Política (IUPERJ-2007)
Lattes | E-mail: cristinabuarque@iesp.uerj.br

Possui graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), com período de extensão na Università Degli Studi di Padova, na Itália. Foi professora adjunta do Departamento de Ciência Política da UFRJ, do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da mesma instituição e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professora no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), coordenadora do Núcleo de Estudos em Teoria Política (NUTEP) e editora da Revista Estudos Políticos. Tem os seguintes livros publicados: Polícia e Direitos Humanos: Política de Segurança Pública no Primeiro governo Brizola (1983-1986) (Rio de Janeiro: Editora Revan, 2005), Modos da Representação Política: o experimento da Primeira República brasileira (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009) e Teoria das Elites (Rio de Janeiro: Zahar, 2011).

Fabiano Guilherme Mendes Santos

Fabiano Guilherme Mendes Santos

Doutor em Ciência Política (IUPERJ-1994)
Lattes | E-mail: fsantos@iesp.uerj.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela mesma Instituição (1994).  Atuou neste Instituto como docente e pesquisador durante 15 anos. Desde de 2010 é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (NECON). Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (2008-2012), é editor associado da Journal of Politics in Latin America, além de membro do Conselho de Redação de DADOS – Revista de Ciências Sociais (2006 a 2009). Leciona e pesquisa nas subáreas de estudos legislativos, instituições políticas brasileiras e teoria e prática da social democracia no mundo contemporâneo.

Fernando Guarnieri

Fernando Guarnieri

Doutor em Ciência Política (USP-2009)
Lattes | E-mail: fhguarnieri@iesp.uerj.br

Cientista Político com interesse nas áreas de competição política e partidos políticos. Fez graduação, mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2009). Fez pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole CEM/CEBRAP e fui pesquisador visitante na Universidade de Maryland College Park.

João Feres Júnior

João Feres Júnior

Doutor em Ciência Política (City University of New York-2003)
Lattes | Site | E-mail: jferes@iesp.uerj.br

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1988 e 1997) e mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center (1998, 2003). Foi professor de ciência política do IUPERJ de 2003 a 2010 e da UNIRIO de 2010 a 2012. É, desde 2010, professor de ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ. É coordenador do GEMAA – Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (http://gemaa.iesp.uerj.br/) e do LEMEP – Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço Público. Tem publicações nas áreas de teoria política, história dos conceitos, políticas públicas, relações raciais e estudos de mídia. Trabalha atualmente com os seguintes temas: políticas de ação afirmativa, relações raciais, mídia e esfera pública, mídia e eleições, teoria política, teoria do reconhecimento e teoria da história conceitual.

Leticia Pinheiro

Leticia Pinheiro

Doutora em Relações Internacionais (London School of Economics and Political Science-1995)
Lattes | E-mail: leticia.pinheiro@iesp.uerj.br

Graduou-se em Ciencias Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1980), é mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (1995). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, atualmente é professora adjunta do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ) e coordenadora da Rede de Pesquisa Agendas e Atores de Política Externa (http://agendasdepoliticaexterna.com.br/). Foi professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997-2014), editou o periódico Brazilian Political Science Review da Associação Brasileira de Ciência Política com Gilberto Hochman (Fiocruz) entre 2006 e 2012. Foi Visiting Research Associate junto ao Brazilian Studies Programme/ Latin American Studies da University of Oxford em 2012. É especialista em Política Externa Brasileira, trabalhando principalmente nos seguintes temas: processo decisório, cooperação sul-sul, democracia e política externa, análise de política externa. Possui diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais sobre a política externa brasileira contemporânea. Leticia Pinheiro foi Secretária Executiva da Associação Brasileira de Ciência Política (2006-2008).

Luiz Augusto Campos

Luiz Augusto Campos

Doutor em Sociologia (IESP-UERJ-2013)
Lattes | E-mail: lascampos@iesp.uerj.br

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (2013), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2009) e graduado em Ciência Política pela UnB (2007). É professor de Sociologia do IESP-UERJ, onde coordena, junto com o professor João Feres Júnior, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). É também pesquisador associado do Grupo de Estudos Sobre Democracia e Desigualdades (Demode-UnB). Foi Professor na UNIRIO (2013-2014), UFRJ (2010) e PUC-RJ (2010). Realizou estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e estágio pós-doutoral no Observatoire Sociologique du Changement na SciencesPo, onde também atuou como pesquisador visitante. Atua na interface entre Sociologia e Ciência Política, com pesquisas sobre relações raciais, ensino superior, teoria feminista, esfera pública, teoria social e teoria política. Realiza atualmente pesquisas sobre a politização da questão racial no Brasil, políticas de inclusão no ensino superior, multiculturalismo e estudos sobre análise de corpus linguísticos.

Luiz Fernando de Paula

Luiz Fernando de Paula

Doutor em Economia (UNICAMP-1997)
Lattes | E-mail: lfpaula@iesp.uerj.br

Graduado em Economia pela UERJ (1984), doutor em Economia pela UNICAMP (1997), realizou seu pós-doutoramento no St Antonys College, Universidade de Oxford (2000/01). Professor Titular de Economia Política no IESP/UERJ e na Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ (FCE/UERJ) e pesquisador nível 1 do CNPq. Atualmente é membro do comitê assessor da área de Economia do CNPq e do comitê de governança do Centro Ignacio Rangel (SECTI/Maranhão). Foi Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB) em 2009-2013. É um dos editores da revista Brazilian Keynesian Review e membro do conselho editorial da Revista de Economia Politica e da European Journal of Economics and Economic Policies: Intervention. Foi pesquisador visitante no Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford (2006) e no Institute for Latin American Studies da Freie Universitat Berlin (2017). Suas principais áreas de pesquisa incluem desenvolvimento econômico, economia brasileira, macroeconomia, economia monetária, teoria pós-keynesiana e teoria do desenvolvimento. É autor dos livros Financial Liberalization and Economic Performance: Brazil at the Crossroads (Routledge, 2011) e Sistema Financeiro, Bancos e Financiamento da Economia: uma abordagem keynesiana (Campus, 2014), coautor de Economia Monetária e Financeira (Campus, 2015. 3ª edição) e co-organizador de vários livros no Brasil e no exterior.

Maria Regina Soares de Lima

Maria Regina Soares de Lima

Doutora em Ciência Política (Vanderbilt University-1986)
Lattes | E-mail: mrslima@iesp.uerj.br

Possui doutorado em Ciência Política – Vanderbilt University (1986). Atualmente é professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ – IESP/UERJ e coordenadora do Observatório Político Sul Americano – OPSA/UERJ. Foi professora adjunta do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, de 1976 a 2010, e professora do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por cerca de vinte anos. Atua principalmente nos seguintes temas: politica exterior brasileira, instituições políticas, economia política, política social e sistema internacional.

Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco

Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco

Doutor em Ciência Política (IUPERJ-2009)
Lattes | E-mail: pvbcastelobranco@iesp.uerj.br

Professor Adjunto do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi professor de Teoria do Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Gama Filho de 2011 a janeiro de 2014 e de Teoria do Estado na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) de 2010 a março de 2014. Doutorou-se em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (antigo IUPERJ), em 2009. Durante o doutorado, estudou com bolsa sanduíche do convênio DAAD/CAPES no Otto-Suhr-Institut für Politikwissenschaft (Instituto de Ciência Política Otto Suhr) na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim), na Alemanha. Concluiu o mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, (2000) e graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, (1997). Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Teoria Política, Teoria do Estado e Teoria do Direito. É autor do livro “Secularização Inacabada: Política e Direito em Carl Schmitt”, publicado em 2011 no Brasil e também na Alemanha, em 2013, com o titulo “Die unvollendete Säkularisierung. Politik und Recht im Denken Carl Schmitts”.

Renato Raul Boschi

Renato Raul Boschi

Doutor em Ciência Política (University of Michigan-1978)

Lattes | E-mail: rboschi@iesp.uerj.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ (1970) e doutorado em Ciência Política – University of Michigan – Ann Arbor (1978). Foi professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP-UFMG), atualmente aposentado. Desde 2010 é professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) após ter atuado como pesquisador e professor do IUPERJ por 40 anos. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo (NEIC/IESP-UERJ). Na área de Ciência Política tem pesquisado e publicado principalmente nos seguintes temas: formação do Estado, democracia, políticas públicas, empresários, representação de interesses, desenvolvimento e política comparada, com ênfase em América Latina.

San Romanelli Assumpção

San Romanelli Assumpção

Doutora em Ciência Política (USP-2012)
Lattes | E-mail: srassumpcao@iesp.uerj.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Ciência Política, com ênfase em filosofia e teoria política contemporânea, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DCP/FFLCH/USP). Com atuação em pesquisas, docência, textos e trabalhos políticos construídos a partir de uma perspectiva normativa liberal igualitária, cosmopolita e feminista, dentro das áreas de teorias da justiça social, da justiça global, democracia, tolerância, direitos humanos e justiça de transição. É co-autora dos panoramas de teoria política normativa da ANPOCS e da ABCP e de capítulo sobre liberalismo em teoria política contemporânea do Manual de Ciência Política da UFPR e da ABCP. Trabalhou para a Escola Nacional de Administração Pública na elaboração de curso e manual de ética pública para servidores públicos municipais, estaduais e federais organizado entre 2010 e 2011. Foi assessora e pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade nos anos de 2013 e 2014. É colaboradora do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas desde 2014, nos temas de repressão política, direitos humanos e justiça de transição. Desde 2014, é pós-doutoranda do IESP/UERJ, onde trabalha como pesquisadora e docente nas áreas de teorias normativas da justiça e da democracia. Desde o início de 2016, é colaboradora da Comissão Nacional da Escravidão Negra.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial