Docentes Sociologia

Alba Zaluar

Alba Zaluar

Doutora em Antropologia (USP-1984)
Lattes | E-mail: azaluar@iesp.uerj.br

Concluiu o curso de graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1965), iniciou a pós graduação na Universidade de Manchester, Inglaterra, concluiu o mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e o doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1984). Passou em concurso para Prof. Livre Docente da UNICAMP e para Professor Titular em Antropologia Social da UERJ. Foi professora titular de Antropoloiga do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde fundou em 1997 e coordenou o Núcelo de Pesquisa em Violências (NUPEVI) com inúmeras pesquisas quantitativas e qualitativas no tema das violências doméstica, policial, urbana, vinculada ao tráfico de drogas . Aposentou-se em junho de 2012 e passou a atuar como professora visitante no IESP/ UERJ. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza urbana, violências, tráfico de drogas, cidadania, juventude, gênero, religiosidade e políticas públicas.

Adalberto Moreira Cardoso

Adalberto Moreira Cardoso

Doutor em Sociologia (USP-1995)
Lattes | E-mail: acardoso@iesp.uerj.br

Adalberto Cardoso é doutor em Sociologia pela USP e professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ. Suas pesquisas incluem temas da sociologia do trabalho (movimento sindical, mercado de trabalho, formação de classe, reestruturação produtiva, trajetórias ocupacionais), sociologia urbana (segregação espacial, violência, juventude e espaço urbano), desigualdades sociais e teoria social. Entre suas publicações recentes destacam-se A construção da sociedade do trabalho no Brasil: uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades, Rio de Janeiro, FGV, 2010; e As normas e os fatos: desenho e desempenho das instituições de regulação do mercado de trabalho no Brasil, Rio de Janeiro, FGV (2007), com Telma Lage.

Arnaldo Lôpo Mont'Alvão

Arnaldo Lôpo Mont'Alvão

Doutor em Sociologia (UFMG-2013)
Lattes | E-mail: montalvao@iesp.uerj.br

Possui Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2013) e Pós-Doutorado pela University of Minnesota (2013-2014). Os principais temas de interesse são Desigualdades Sociais, Estratificação Educacional, Trabalho Infantil e Adolescente, Transição para a Vida Adulta, Sociologia Urbana e Usos do Tempo. Recebeu em 2012 o prêmio “O Brasil que Sai do Censo”, da Anpocs/Fundação Ford, por trabalho desenvolvido na área de desigualdades educacionais. Atuou como consultor do PNUD e, entre 2013 e 2015, foi pesquisador do Youth Development Study (University of Minnesota). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)..

Breno Bringel

Breno Bringel

Doutor em Ciência Política (Universidad Complutense-2010)
Lattes | Site | E-mail: brenobringel@iesp.uerj.br

Doutor pela Faculdade de Ciência Política e Sociologia da Universidade Complutense de Madri, onde também realizou Mestrado e Graduação e foi Professor. Foi pesquisador e professor visitante em várias universidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Portugal, Espanha, França, Suíça e Reino Unido. Na atualidade é Professor Adjunto do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde coordena, com José Mauricio Domingues, o Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL). Coordena o GT de Movimentos Sociais da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o GT “Teorias Críticas, América Latina e Epistemologias do Sul” do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e é membro do Comitê Executivo do “Research Committee on Social Classes and Social Movements” (RC-47) da Associação Internacional de Sociologia (ISA). Suas principais áreas de atuação são a sociologia política e a sociologia latino-americana e suas pesquisas recentes abordam dois eixos principais: a transformação das ações coletivas, movimentos sociais e redes transnacionais; e os estudos latino-americanos, com ênfase na construção teórica e geopolítica da sociologia na região. É editor de DADOS – Revista de Ciências Sociais e de openMovements, um projeto de openDemocracy. Bolsista PROCIÊNCIA (UERJ), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Carlos Antonio Costa Ribeiro

Carlos Antonio Costa Ribeiro

Doutor em Sociologia (Columbia University-2002)
Lattes | E-mail: carloscr@iesp.uerj.br

Professor e pesquisador do IESP – UERJ, instituição que dá continuidade a tradição de pesquisas do IUPERJ. Carlos é Ph.D. em sociologia pela Columbia University. Foi pesquisador convidado do Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences (CASBS) da Stanford University. Seu principal tema de pesquisa são os determinantes da desigualdade de oportunidades econômicas ao longo dos ciclos de vida e entre gerações. Neste sentido estudou temas como mobilidade social intergeracional, desigualdade de oportunidades educacionais, classes sociais, desigualdades raciais, mercados de casamento, transições para a vida adulta, criminalidade e justiça. Recentemente publicou dois livros: “Estrutura de Classes e Mobilidade Social no Brasil” (2007), e “Desigualdade de Oportunidades no Brasil” (2009).

Fernando de Castro Fontainha

Fernando de Castro Fontainha

Doutor em Ciência Política (Université de Montpellier 1 -2011)

Lattes | E-mail: fernando.fontainha@iesp.uerj.br

Professor e Pesquisador do IESP-UERJ e Pesquisador Associado do CEPEL – Centre d`Études Politiques de l`Europe Latine (UMR5112). Possui doutorado em Ciência Política pela UM1 – Université de Montpellier 1 (2011), mestrado em Sociologia e Direito pela UFF – Universidade Federal Fluminense (2006), e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atua na área de Sociologia do Direito, principalmente nos seguintes temas: recrutamento, formação, trajetória e desempenho das elites jurídicas, organização social e política do Poder Judiciário, e a relação entre as instituições jurídicas e as hierarquias ocupacionais e o trabalho cotidiano dos juristas.

Frédéric Vandenberghe

Frédéric Vandenberghe

Doutor em Sociologia (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales-1994)
Lattes | Site | E-mail: frederic@iesp.uerj.br

Possui graduação em Ciências Sociais e Políticas – Rijksuniversiteit Gent (1988), Belgíca, mestrado em Sociologia – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1989) e doutorado em Sociologia – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1994). Ensinou em varias Universidades estrangeiras (UCLA, Manchester University, European University Institute, Brunel University London, Yale University e Université Catholique de Louvain-la-Neuve) e brasileiras (UNB, UFPE, UFRJ, IUPERJ). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Politicos (IESP, o sucessor do IUPERJ) na UERJ. Membro do Conselho Editorial de Revue du MAUSS, Sociological Theory e European Journal of Social Theory. Trabalha com Teoria Social, Teoria Sociologica e Filosofia das Ciências Sociais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Realismo critico, Hermenêutica e Fenomenologia; Globalização, alienação e teoria da açaõ.

Gláucio Ary Dillon Soares

Gláucio Ary Dillon Soares

Doutor em Sociologia (Washigton University-1965)
Lattes | E-mail: gsoares@iesp.uerj.br

Estudou Sociologia e Ciência Política na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1958), graduação em Direito – Universidade Cândido Mendes (1953-57), mestrado em Direito – Tulane University (1958-59) e doutorado em Sociologia – Washington University at St Louis, Mo (1962-65). Foi Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) do ano 2000 até 2004 e desde 2008 é Secretário Geral da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP), estando no seu terceiro mandato. Atualmente é pesquisador do IESP/UERJ. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em eleições e instituições políticas; pesquisa há décadas as ditaduras e a democracia; pesquisa, também, violência e crimes, principalmente, homicídios, suicídios e outras mortes por causas externas.

José Eduardo Leon Szwako

José Eduardo Leon Szwako

Doutor em Ciências Sociais (Unicamp-2012)
Lattes | E-mail: zeszwako@iesp.uerj.br

Professor e pesquisador do IESP-UERJ, doutor em Ciências Sociais (Unicamp), José Szwako investiga os impactos institucionais advindos da ação de grupos e movimentos da sociedade civil. Realiza pesquisa na área de Feminismos na América Latina, Gênero e Sociologia Política. Foi pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFPR) e do Núcleo Democracia e Ação coletiva (CEBRAP).

José Mauricio Castro Domingues

José Mauricio Castro Domingues

Doutor em Sociologia (Universidade de Londres-1993)
Lattes | E-mail: jmdomingues@iesp.uerj.br

Possui graduação em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sociologia pelo IUPERJ-UCAM (1989) e doutorado em Sociologia pela London School of Economics and Political Science, Universidade de Londres (1993), na Grã-Bretanha. Foi visiting scholar na Universidad Livre de Berlin (1998) e na Universidade Humbolt, Berlim (2000), ambas na Alemanha, bem como pesquisador visitante em El Colegio de México (2006) e fellow do Instituto de Estudos avançados da Universidade Hebraica de Jerusalem, Israel (2009). Realizou Estágio-Senior, como Visiting Sholar, na Universidade de Cambridge, de fevereiro a julho de 2010, com bolsa da Capes. Foi professor-pesquisador do IUPERJ de 2000 a 2010, do qual foi Diretor Executivo entre 2005 e 2009, do IFCS-UFRJ, e visitante na UFPE, na UNSAM e na UBA (ambas na Argentina), bem como na Universidad Alberto Hurtado (Chile) e na Pontificia Universidad Católica de Medillín (Colombia). Atualmente é professor do IESP-UERJ, para onde migrou o conjunto de professores do antigo IUPERJ. Foi editor de Theory, Newsletter do Comitê de Teoria Sociológica da ISA. É membro do Conselho Editorial Internacional do European Journal of Social Theory, da revista Conflicto Social (do Instituto Gino Germani, Buenos Aires, Argentina) e da Revista de Sociologia, da Universidad do Chile, bem como de Sociological Inquiry e da Revista de Estudios Latinoamericanos. Foi também membro do Conselho de Redação da revista Dados (2003-2005). Trabalha com teoria sociológica e teoria política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da subjectividade coletiva, modernidade global, modernidade comparada, modernidade brasileira, América Latina, Índia, China, sociedade contemporânea, desenvolvimento, movimentos sociais e cidadania. Tem vários livros publicados, em português, inglês e espanhol.

Luiz Antonio Machado da Silva

Luiz Antonio Machado da Silva

Doutor em Sociologia (Rutgers – The State University of New Jersey-1979)
Lattes | E-mail: lmachado@iesp.uerj.br

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964), especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1963), mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), doutorado em Sociologia pela Rutgers – The State University of New Jersey (1979). Realizou dois pós-doutorados no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2006-2007, bolsa do CNPq e 2011, bolsa do ICS/UL). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos/Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenador Executivo do UrbanData/Brasil, membro do INCT/Observatório das Metrópoles, do NECVU (Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Violência, IFCS/UFRJ), e líder do CEVIS (Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: favela, sociabilidade, violência, cidadania e informalidade. Seu último livro (2008) é a coletânea "Vida sob cerco – violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro" (Faperj/Nova Fronteira) com resultados de pesquisa coletiva por ele coordenada. É bolsista de produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Luiz Augusto Campos

Luiz Augusto Campos

Doutor em Sociologia (IESP-UERJ-2013)
Lattes | E-mail: lascampos@iesp.uerj.br

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (2013), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2009) e graduado em Ciência Política pela UnB (2007). É professor de Sociologia do IESP-UERJ, onde coordena, junto com o professor João Feres Júnior, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). É também pesquisador associado do Grupo de Estudos Sobre Democracia e Desigualdades (Demode-UnB). Foi Professor na UNIRIO (2013-2014), UFRJ (2010) e PUC-RJ (2010). Realizou estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e estágio pós-doutoral no Observatoire Sociologique du Changement na SciencesPo, onde também atuou como pesquisador visitante. Atua na interface entre Sociologia e Ciência Política, com pesquisas sobre relações raciais, ensino superior, teoria feminista, esfera pública, teoria social e teoria política. Realiza atualmente pesquisas sobre a politização da questão racial no Brasil, políticas de inclusão no ensino superior, multiculturalismo e estudos sobre análise de corpus linguísticos.

Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos

Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos

Doutora em Antropologia (University of Chicago-2007)
Lattes | E-mail: marianacavalcanti@iesp.uerj.br

É doutora em Antropologia pela University of Chicago (2007). Possui graduação em Comunicação Social (habilitação jornalismo, 1999) e mestrado em Comunicação e Cultura, (2001) ambos pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Foi Professora Adjunta do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas – RJ. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, favelas, urbanismo, moradia, memória e Rio de Janeiro

Nelson do Valle Silva

Nelson do Valle Silva

Doutor em Sociologia (University of Michigan-1978)
Lattes | E-mail: nsilva@iesp.uerj.br

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Sociologia – University of Michigan – Ann Arbor (1978). Atualmente é professor visitante do IESP/UERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação Social e Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade social, relações raciais, estratificação social, desigualdades sociais e estratificação educacional.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial