“Ações afirmativas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro” – Artigo de Luiz Augusto Campos e Poema Portela, no Nexo

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O professor do IESP-UERJ Luiz Augusto Campos, coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) e Poema Portela, doutoranda do Instituto, pesquisadora do Gemaa e do Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (Ceres), assinam juntos um artigo publicado no Nexo Jornal. O texto descreve a história da implementação de políticas de ação afirmativa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde o seu pioneirismo na implementação do primeiro vestibular com cotas socioeconômicas e raciais do país.

 

O fato de tais políticas decorrerem de leis estaduais não tornou o tema menos polêmico no debate público, ou mesmo internamente à universidade. Ainda assim, a despeito das críticas e ameaças que eventualmente circundam as cotas na Uerj, o desempenho e as trajetórias construídas pelas milhares de pessoas que ingressaram por meio delas nos últimos 20 anos, consolidam a relevância e o sucesso da política.

 

Leia o cronologia completa na página do Nexo.

Comments are closed.