Lançamento de “Classes Médias no Brasil”, do prof. Adalberto Cardoso

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O professor Adalberto Cardoso, coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET), está lançando o livro Classes Médias no Brasil: estrutura, mobilidade social e ação política, escrito em conjunto com o professor Edmond Préteceille, pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e publicado pela Editora UFRJ.

 

Para celebrar o lançamento, a editora e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ promovem, no dia 11 de novembro, às 17h, um debate virtual com a participação dos autores e do professor Carlos Costa Ribeiro, coordenador do Centro para Estudos da Riqueza e Estratificação Social (Ceres) além da mediação de Michel Misse (PPGSA-UFRJ):

 

A obra apresenta as classes médias brasileiras em sua complexidade e multiplicidade, de maneira até aqui inédita nas ciências sociais brasileiras. A cada capítulo, a cada seção, o conhecimento convencional sobre os temas tratados é questionado, criticado, renovado e expandido. Os autores  mostram que, entre nós, o termo “classe média” se refere, quase sempre, às classes médias altas  e demonstram o equívoco teórico e empírico no tratamento das muitas camadas médias sob essa denominação vazia. Ao distinguir as classes médias das camadas populares e operárias e das classes superiores e capitalistas, os autores sustentam que os perfis demográficos, a distribuição geográfica, as oportunidades de renda, os estilos de vida, os padrões migratórios, a mobilidade social e também a ação política variam intensamente entre as classes médias baixa, média e alta. A publicação pode ser adquirida na página oficial da Editora UFRJ.

 

Comments are closed.