Nota de apoio ao Conselho Superior da CAPES. Contra os cortes orçamentários na pós-graduação

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Foi com muito espanto que o IESP-UERJ tomou conhecimento do Ofício nº 245/2018-GAB/PR/CAPES, no qual o Presidente da CAPES, em nome do seu Conselho Superior, apela ao Ministro da Educação para que reverta uma previsão de cortes orçamentários catastróficos para a pós-graduação brasileira.

Dentre as consequências previstas no ofício, destacamos a suspensão de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, atingindo mais de 93 mil jovens pesquisadores em todo o país.

Tendo em vista a absoluta importância deste investimento público para a profissionalização da ciência e tecnologia no Brasil, o dano proveniente deste corte seria de proporções incalculáveis. As bolsas significam efetivamente a dedicação de dezenas de milhares de jovens às carreiras da docência e da pesquisa. Sem elas, o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em nosso país corre sério risco de fenecer.

Estamos falando do abandono institucional de um projeto de desenvolvimento, soberania e justiça social, que tem sido mantido em constante aprimoramento desde a volta da democracia em nosso país. Não nos deparamos com ameaça tamanha nem nos piores momentos de crise econômica enfrentados por nós brasileiros nas últimas décadas

Nesse sentido, o IESP-UERJ vem publicamente manifestar seu apoio ao Conselho Superior da CAPES no sentido de que o Sr. Ministro da Educação reverta os cortes previstos.

Comments are closed.