Nucleus

Beemote

Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro

http://beemote.iesp.uerj.br/

Coordenação: Christian Edward Cyril Lynch e Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco

O BEEMOTE é um Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro. Formado em 2014 por professores e alunos ligados ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), o BEEMOTE tem como objetivo aprimorar a formação, a pesquisa e o debate em torno de temas caros à teoria política, história dos conceitos, violência e pensamento político brasileiro.

E-mail: beemote@iesp.uerj.br

Telefone:

CERES

Centro de Estudo da Riqueza e da Estratificação Social

http://ceres.iesp.uerj.br

Coordenadores:

O “Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social” (CERES) tem como principal objetivo realizar pesquisas e fornecer informações, através de indicadores sociais, sobre os processos de estratificação social que geram desigualdades sociais persistentes.

E-mail:

Telefone: 21 2537-8020

DOXA

Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública

http://doxa.iesp.uerj.br

Coordenação: Argelina Figueiredo

O Doxa foi criado em 1996, no IUPERJ/UCAM para investigar os processos eleitorais e de formação da opinião política. Coordenado pelo professor Marcus Figueiredo, o laboratório tornou-se uma referência para a pesquisa em comunicação política no Brasil, produzindo teses, dissertações, publicações e análises dentro dos vários sub-temas que o assunto comporta, como propaganda eleitoral, jornalismo político, recepção e atitude política, comportamento eleitoral e outros.  O Doxa dispõe hoje de um importante acervo audiovisual de propaganda e jornalismo políticos e pesquisas de opinião, com coleções de programas eleitorais desde 1988, telejornais, clippings das aparições de candidatos e documentários. Nosso acervo serve de base para pesquisas científicas em várias instituições, no Brasil e no exterior.  Em 2014, o Doxa passou a ser coordenado pela professora Argelina Cheibub Figueiredo. Mantendo sua missão original de investigação dos processos eleitorais passou a se dedicar também à análise dos resultados eleitorais, ampliando assim o seu escopo e incorporando pesquisadores do Iesp dedicados ao estudo do tema.

E-mail: doxa@iesp.uerj.br

Telefone: 21 2266-8341

GEMAA

Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa

http://gemaa.iesp.uerj.br/

Coordenadores: João Feres Júnior e Luiz Augusto Campos

O GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) é um grupo de pesquisa dedicado ao estudo das ações afirmativas, com inscrição no CNPq e sede no IESP-UERJ. Atualmente desenvolvemos um conjunto de projetos de pesquisa sobre as ações afirmativas no contexto brasileiro e mundial, a partir de uma variedade de abordagens metodológicas e objetivos. Além disso, o GEMAA organiza eventos e discussões sobre o tema das ações afirmativas no Brasil.

E-mail: gemaa@iesp.uerj.br

Telefone: 21 2266-8338

LABMUNDO

Laboratório de Análise Política Mundial

http://www.labmundo.org/

Coordenadores: Carlos R. S. Milani e Enara Echart Muñoz

O Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) é uma iniciativa interdisciplinar de pesquisa e ensino lançada em março de 2006. Seus pesquisadores – professores, doutores, mestres e estudantes de graduação e pós-graduação – atuam em 3 linhas de pesquisa distintas, porém integradas, com o objetivo central de compreender e analisar a ordem mundial contemporânea a partir das grandes transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que marcam a chamada Terceira Revolução Industrial e a globalização desde os anos 1970 na transição para o século XXI.

E-mail: info@labmundo.org

Telefone: 21 2266-8336

LED

Laboratório de Estudos sobre a Democracia

http://led.iesp.uerj.br/

Coordenação: Thamy Pogrebinschi

O Laboratório de Estudos sobre a Democracia (LED) tem por escopo central a realização de pesquisas sobre a democracia no Brasil, com ênfase na análise de mecanismos participativos e deliberativos. Na base dos estudos realizados no LED encontra-se a preocupação de investigar o curso de institucionalização de inovações democráticas que facultam a participação da sociedade civil no processo de tomada de decisões políticas, assim como seu impacto nas instituições representativas e no ciclo de políticas públicas.

E-mail: led@iesp.uerj.br

Telefone:

LEMEP

Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública

http://lemep.iesp.uerj.br/

Coordenação: João Feres Júnior

O Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) visa a contribuir para a expansão dos horizontes de estudo da relação entre mídia e política. O LEMEP tem dois objetivos básicos. Primeiro, trazer para o estudo da interação mídia/eleições ferramentas que permitam um entendimento mais complexo e abrangente da cobertura de imprensa por meio da análise quantitativa de conteúdo, feita com ferramentas computacionais. Segundo, estudar outros contextos e momentos de politização da mídia fora dos períodos eleitorais, tais como a cobertura de assuntos como movimentos sociais, problemas urbanos, partidos e personagens políticos e também valores.

E-mail: lemep@iesp.uerj.br

Telefone:

NECON

Núcleo de Estudos sobre o Congresso

http://necon.iesp.uerj.br/

Coordenação: Fabiano Santos

O Núcleo de Estudos sobre o Congresso tem por objetivo contribuir para o avanço desta área de estudos através da constituição de um laboratório de pesquisas dedicado à investigação de diversas questões ligadas ao Congresso Nacional e Assembléias Legislativas, desde índices e taxas de coesão e disciplina, informações sobre trajetória política dos parlamentares, tramitação de políticas públicas e problemas de organização interna.

E-mail: necon@iesp.uerj.br

Telefone:

 

NEIC

Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo

http://neic.iesp.uerj.br/

Coordenadores: Renato Boschi e Eli Diniz

O Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo, o NEIC, formaliza as atividades de pesquisa na área da Economia Política que vem sendo conduzida há mais de trinta anos pelos coordenadores, focalizando o papel do empresariado e as condições de desenvolvimento do capitalismo brasileiro e dos países da América Latina.

E-mail: neic@iesp.uerj.br

Telefone:  21 2266-8334

NETSAL

Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina

http://netsal.iesp.uerj.br/

Coordenadores: Breno Bringel e José Mauricio Domingues

O Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina desenvolve suas atividades nas duas áreas de pesquisa indicadas por seu nome. A área de Teoria dedica-se aos fundamentos da Teoria Sociológica e Social, discutindo principalmente os seguintes temas: teoria da subjetividade coletiva, modernidade global e teorias das ações coletivas e dos movimentos sociais. A área de América Latina surge, por seu turno, como referente empírico central que dá sustentação a parte das discussões desenvolvidas tanto em Teoria Social de modo geral, como em Ações Coletivas, Contestações Políticas e Movimentos Sociais, de forma mais específica.

E-mail: netsal@iesp.uerj.br

Telefone: 21 2266-8336

NUPET

Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho

http://nupet.iesp.uerj.br/

Coordenação: Adalberto Cardoso

O Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET), criado em 2002, dedica-se à análise de temas ligados às transformações no mundo do trabalho e seu impacto sobre os mecanismos sociais de construção e reprodução de identidades coletivas, formas de associativismo e participação, obtenção de meios de vida e reprodução de desigualdades, com foco na estrutura e dinâmica dos mercados de trabalho, nas instituições que os regulam, nas estratégias das empresas e na organização sindical.

E-mail: nupet@iesp.uerj.br

Telefone:

NUPEVI

Núcleo de Pesquisa das Violências

http://nupevi.iesp.uerj.br/

Coordenadores: Alba Maria Zaluar e Mario Monteiro

O Núcleo de Pesquisa das Violências começou suas atividades em 1997 e tem uma orientação transdisciplinar e interinstitucional. Inicialmente, o foco de análise tem sido as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.

E-mail: nupevi@ims.uerj.br

Telefone: 21 2266-8337

OPSA

Observatório Político Sul-Americano

http://observatorio.iesp.uerj.br/

Coordenação: Maria Regina Soares de Lima

Criado em 2003, o Observatório Político Sul-Americano (OPSA) é um núcleo de referência destinado à análise, ao monitoramento e ao registro de eventos políticos nos planos doméstico e internacional dos países sul-americanos. Suas atividades principais envolvem a coleta e sistematização de informações sobre os processos políticos dos países do subcontinente, bem como a elaboração de análises pontuais sobre aspectos e problemas das conjunturas doméstica e internacional da área.

E-mail: observatorio@iesp.uerj.br

Telefone: 21 2266-8334

Pronex Juventude

Núcleo de Excelência para o Estudo da Juventude

http://pronex.iesp.uerj.br/

Coordenação: Adalberto Cardoso

O Núcleo de Excelência para o Estudo da Juventude (PRONEX-Juventude) congrega investigadores de várias instituições sediadas no Rio de Janeiro, entre centros de excelência e grupos emergentes (IESP-UERJ, UERJ, FIOCRUZ, UFF-Campos, UFF-Volta Redonda, UENF E UFRJ) para o estudo multidimensional, e de longo prazo, da juventude e das desigualdades sociais, tendo em vista o futuro de nosso Estado.

E-mail: juventude@iesp.uerj.br

Telefone:

Sociofilo

http://sociofilo.iesp.uerj.br/

Coordenação: Fredéric Vandenberghe

Fundado em 2007, o núcleo desenvolve, a partir de uma perspectiva humanista, reflexões sistemáticas acerca dos fundamentos filosóficos da teoria social. Assim, a investigação dos pressupostos metateóricos das ciências sociais não constitui um fim em si mesmo, mas serve como preâmbulo necessário à construção de uma teoria social geral da ação em comum. Dessa forma, são abordadas diferentes perspectivas sociológicas e filosóficas, como a hermenêutica, a fenomenologia e a teoria crítica.

E-mail:

Telefone:

  • Eventos

    Ver Todos Eventos
  • Atualizações

  • (Português do Brasil) Vídeos

    (Português do Brasil)

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial