Pesquisadores do IESP-UERJ são premiados e homenageados pela ANPOCS

Entre os dias 24 e 28 de outubro, ocorreu a 40ª edição anual do encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), principal congresso acadêmico da área no Brasil. Na edição deste ano, três pesquisadores do IESP-UERJ foram laureados pela associação, que também elegeu como seu presidente um dos nossos professores.

Luiz Antonio Machado da Silva recebeu o “Prêmio de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci”, destinado a reconhecer pesquisadores por suas contribuições acadêmicas, pelo impacto de sua destacada produção intelectual, e por seu trabalho institucional em prol das Ciências Sociais. Sociólogo e professor do IESP-UERJ, Luiz Antonio Machado da Silva iniciou suas pesquisas em Sociologia Urbana nos anos 1960, tendo publicado diversos livros e artigos sobre o assunto e formado uma centena de pesquisadores. Participa de diversas redes de pesquisa e coordena o Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade (CEVIS), onde desenvolve pesquisas sobre favela, violência, sociabilidade, cidadania, conflito social. No mesmo evento, o professor Luiz Machado da Silva também lançou seu livro mais recente, intitulado “Fazendo a Cidade: trabalho, moradia e vida local entre as camadas populares urbanas” (Morula, Rio de Janeiro, 2016).

Charles Pessanha, editor emérito de Dados – Revista de Ciências Sociais, também foi homenageado pela ANPOCS em uma Sessão Especial que comemorou o quinquagésimo aniversário da revista. Após um debate sobre a contribuição da Revista Dados para as Ciências Sociais no Brasil que contou com a participação dos professores do IESP-UERJ, Breno Bringel e João Feres Jr., o presidente da ANPOCS, José Ricardo Ramalho, leu um texto de homenagem a Charles Pessanha, destacando seu papel decisivo para o desenvolvimento da editoração científica em Ciências Sociais no país. Como reconhecimento por sua trajetória, Charles Pessanha recebeu de Adrian Gurza Lavalle, diretor de publicações da ANPOCS, um diploma de homenagem da associação.

Nathalie Reis Itaboraí, doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ em 2015 e pós-doutoranda na instituição, recebeu, por sua vez, o “Concurso ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais”. A tese, orientada pelo professor Nelson do Valle Silva, analisa as transformações nas famílias brasileiras do ponto de vista dos diferenciais entre classes e da autonomia feminina entre 1976 e 2012. Como parte da premiação, a tese será transformada em livro e publicada em breve sob os auspícios da ANPOCS.

Finalmente, durante o mesmo evento, Fabiano Santos foi eleito presidente da ANPOCS para o próximo biênio. Professor de Ciência Política do IESP-UERJ, ele foi Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (2008-2012), e é coordenador o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (NECON). Leciona e pesquisa nas subáreas de estudos legislativos, instituições políticas brasileiras e teoria e prática da social democracia no mundo contemporâneo.

Comments are closed.