Seminário: Luís Falcão

14/06/2019 — 16:00 - 19:00

[:pb]O Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2019.1 apresenta Luís Falcão (UFF) com a palestra “Algernon Sidney: um pensador do século XVII”, tendo Marcelo Jasmin (PUC-Rio) e Paulo Cassimiro (IESP-UERJ) como debatedores.

Luís Falcão possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, com ênfase em teoria política moderna e período sanduíche (2013-2014) na Università degli Studi di Milano. Iniciou a docência na UFF em 2011, tendo se tornado professor adjunto em 2015 e membro do Programa de Pós-Gradução em Ciência Política (PPGCP/UFF) em 2016. Trabalha a partir de uma perspectiva do republicanismo moderno e suas interfaces com o direito natural e a democracia. Suas pesquisas e docência versam sobre renascimento italiano, guerras civis inglesas, revolução americana, iluminismo francês e republicanismo contemporâneo, com ênfase em determinados autores, como Nicolau Maquiavel, James Harrington, Algernon Sidney, Montesquieu, James Madison, Philip Pettit e J. G. A. Pocock. Em 2013 publicou o livro Maquiavel, Montesquieu e Madison: uma tradição republicana em duas perspectivas. Integra o grupo Retórica e Política no Humanismo Renascentista e coordena o Laboratório de Estudos Republicanos (LER), ambos da UFF.

Marcelo Jasmin é graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro – IUPERJ (1988) e doutor em Ciência Política (Ciências Humanas) pela mesma instituição (1995), com pós-doutoramento junto a Stanford University (2008/2009). Atualmente é professor do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência nas áreas de História e de Ciência Política, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, em Teoria Política e em História dos Conceitos e do Pensamento Político e Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Alexis de Tocqueville, Reinhart Koselleck, democracia, historiografia, teoria política e história do pensamento político. É um dos precursores da prática da história dos conceitos e dos contextualismos no teoria política brasileira.

Paulo Cassimiro possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado em CIÊNCIA POLÍTICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016), com período sanduíche na Univeristà degli Studi di Pisa (Itália). Tem experiencia nas áreas de Teoria Política, Teoria e Filosofia da História, História do Pensamento Político e Pensamento Político Brasileiro. Atualmente desenvolve pós-doutoramento no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), onde pesquisa e leciona. Pela qualidade de seu trabalho teórico, ganhou o Prêmio de Melhor Tese de Ciência Política do IESP-UERJ (2017), Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese (2017) e Segunda Menção Honrosa do Prêmio de Melhor Tese da ABCP (2017).

14/06/2019