• Este evento já passou.

Seminário: Thamy Pogrebinschi

11 11America/Sao_Paulo março 11America/Sao_Paulo 2019 | 16:00 - 19:00

O IESP- UERJ convida todas e todos para a palestra “Participação e Democracia na América Latina: Ainda há Espaço para Inovação?” de Thamy Pogrebinschi, do WZB/Berlin.

Muita pesquisa se produziu nos últimos anos sobre instituições participativas e inovações democráticas na América Latina. A maior parte dessa produção, contudo, consiste em estudos de casos com foco em poucos países da região. São raros os estudos comparados sobre este tema, limitando o conhecimento sobre o potencial e os limites dos mecanismos participativos, assim como sobre a possibilidade de impactarem as políticas públicas e a democracia.
O projeto LATINNO (Inovações para a Democracia na América Latina) mapeou e analisou mais de 2.500 inovações democráticas em 18 países, criando e tornando público o mais abrangente banco de dados sobre participação social e inovações institucionais na região. Esta palestra visa apresentar o LATINNO, explicar seu marco teórico e analítico, discutir alguns de seus principais resultados, além de debater o futuro da participação social na América Latina.

Thamy Pogrebinschi é pesquisadora senior do Centro de Ciências Sociais de Berlim (WZB), docente da Escola de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Humboldt em Berlin (BGSS-HU) e professora colaboradora do IESP, onde trabalhou até 2011. No WZB em Berlin, ela coordena o projeto LATINNO (Inovações para a Democracia na América Latina), que construiu o mais abrangente banco de dados sobre instituições participativas na América Latina. Os resultados de suas pesquisas recentes sobre democracia e participação no Brasil e na América Latina foram publicados em mais de vinte capítulos de livros e artigos em periódicos internacionais, entre eles Comparative Politics e European Journal of Political Research.

Data:
11 11America/Sao_Paulo março 11America/Sao_Paulo 2019