Lançamento de “Classes Médias no Brasil”, do prof. Adalberto Cardoso

O professor Adalberto Cardoso, coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET), está lançando o livro Classes Médias no Brasil: estrutura, mobilidade social e ação política, escrito em conjunto com o professor Edmond Préteceille, pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e publicado pela Editora UFRJ.

 

Para celebrar o lançamento, a editora e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ promovem, no dia 11 de novembro, às 17h, um debate virtual com a participação dos autores e do professor Carlos Costa Ribeiro, coordenador do Centro para Estudos da Riqueza e Estratificação Social (Ceres) além da mediação de Michel Misse (PPGSA-UFRJ):

 

A obra apresenta as classes médias brasileiras em sua complexidade e multiplicidade, de maneira até aqui inédita nas ciências sociais brasileiras. A cada capítulo, a cada seção, o conhecimento convencional sobre os temas tratados é questionado, criticado, renovado e expandido. Os autores  mostram que, entre nós, o termo “classe média” se refere, quase sempre, às classes médias altas  e demonstram o equívoco teórico e empírico no tratamento das muitas camadas médias sob essa denominação vazia. Ao distinguir as classes médias das camadas populares e operárias e das classes superiores e capitalistas, os autores sustentam que os perfis demográficos, a distribuição geográfica, as oportunidades de renda, os estilos de vida, os padrões migratórios, a mobilidade social e também a ação política variam intensamente entre as classes médias baixa, média e alta. A publicação pode ser adquirida na página oficial da Editora UFRJ.

 

Comments are closed.