Nota de apoio ao Conselho Superior da CAPES. Contra os cortes orçamentários na pós-graduação

Foi com muito espanto que o IESP-UERJ tomou conhecimento do Ofício nº 245/2018-GAB/PR/CAPES, no qual o Presidente da CAPES, em nome do seu Conselho Superior, apela ao Ministro da Educação para que reverta uma previsão de cortes orçamentários catastróficos para a pós-graduação brasileira.

Dentre as consequências previstas no ofício, destacamos a suspensão de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, atingindo mais de 93 mil jovens pesquisadores em todo o país.

Tendo em vista a absoluta importância deste investimento público para a profissionalização da ciência e tecnologia no Brasil, o dano proveniente deste corte seria de proporções incalculáveis. As bolsas significam efetivamente a dedicação de dezenas de milhares de jovens às carreiras da docência e da pesquisa. Sem elas, o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em nosso país corre sério risco de fenecer.

Estamos falando do abandono institucional de um projeto de desenvolvimento, soberania e justiça social, que tem sido mantido em constante aprimoramento desde a volta da democracia em nosso país. Não nos deparamos com ameaça tamanha nem nos piores momentos de crise econômica enfrentados por nós brasileiros nas últimas décadas

Nesse sentido, o IESP-UERJ vem publicamente manifestar seu apoio ao Conselho Superior da CAPES no sentido de que o Sr. Ministro da Educação reverta os cortes previstos.

Comments are closed.