Nota de pesar pelo falecimento de Hélio Jaguaribe

É com grande pesar que o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) recebe a notícia da morte de Hélio Jaguaribe. Jaguaribe foi um dos protagonistas de uma geração intelectual que se propôs a pensar o país a partir de seus próprios termos, recusando-se ao rescaldo do que se fazia na Europa e nos Estados Unidos. Mobilizou intelectuais afinados com sua sensibilidade nacional no Grupo de Itatiaia e no Instituto Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos (IBESP), antecessores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Interrompido de maneira abrupta pelo golpe militar, sua tradição foi em parte recuperada pelo então IUPERJ, que teve a honra de ter Jaguaribe em seus quadros. Aqui em nossa casa, Jaguaribe, um dos primeiros pensadores brasileiros – se não o primeiro – a reivindicar filiação à disciplina da Ciência Política, viveu parte de sua notável trajetória.