Nota de Solidariedade

A comunidade do IESP vem expressar sua total solidariedade à UFRJ e particularmente aos colegas do Museu Nacional pela perda irreparável sofrida na noite do dia 2 de setembro último. Desde a fundação da nossa pós-graduação, ao final dos anos 1960, sempre tivemos uma relação extremamente próxima ao PPGAS.

Foi tragada pelas chamas parte fundamental da memória coletiva do nosso país. Mas não nos é permitido tergiversar em momento tão crítico. É preciso reconhecer que a perda do patrimônio do Museu Nacional é consequência direta do estrangulamento financeiro ao qual estão sendo submetidas as instituições públicas, particularmente as universidades, de nosso país. É de suma importância nesse momento que essa enorme tragédia seja revertida em energia de reação de toda a sociedade contra o projeto ora em voga de desmonte do Estado brasileiro.

Nós do IESP nos juntamos aos colegas professores, trabalhadores e estudantes do Rio de Janeiro e do Brasil na luta contra o sucateamento da Universidade Pública e em defesa da ciência e da cultura.

João Feres Júnior
Diretor