Nota sobre a situação da UERJ

GOOGLE

A UERJ é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Além de um papel destacado nas mais diversas áreas do conhecimento e na formação de várias gerações de profissionais, também é pioneira na implementação de políticas de expansão do acesso à universidade, tendo sido a primeira a adotar cotas raciais para ingresso nos cursos de graduação e, mais recentemente, também na pós-graduação. Em avaliações nacionais e internacionais consta como uma instituição de excelência, reconhecida pelo valor de sua produção científica e tecnológica, bem como pelas centenas de projetos de extensão e pelos serviços prestados à população fluminense. Apesar de sua inequívoca importância, nossa universidade passa hoje por dificuldades sem precedentes.

É notória a crise pela qual o Brasil está passando e ela se apresenta de maneira aguda no estado do Rio de Janeiro. O não pagamento e o parcelamento de salários de funcionários das áreas técnica e administrativa e dos professores, além da falta de repasses de verbas para manutenção e pagamento das empresas terceirizadas que prestam serviço de segurança e limpeza, têm levado os órgãos de gestão da universidade a adiar sucessivamente o início das aulas no ensino básico e na graduação.

No Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), e em grande parte dos programas de pós-graduação da UERJ, as aulas estão sendo retomadas no inicio de março, em função da vinculação das atividades ao calendário nacional das agências de fomento e avaliação, principalmente a CAPES. O não atendimento às exigências desses órgãos implicaria a inviabilização dos programas, com possíveis corte de bolsas e verbas de pesquisa.

A retomada das aulas não significa, contudo, omissão diante da atual conjuntura. Alunos, funcionários e professores do IESP se reuniram no dia 7 de março e continuarão se reunindo periodicamente para discutir a situação da universidade e do instituto, propor eventos de mobilização e debates públicos de alternativas à crise, bem como para coordenar ações que permitam que as atividades essenciais possam continuar e que as dificuldades sejam enfrentadas coletivamente da maneira mais solidária possível. Além da participação permanente nas instâncias formais da universidade e em espaços como o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas, apoiamos e estamos engajados nos movimentos de mobilização dos diversos segmentos da UERJ.

Para saber mais sobre a situação da UERJ e acompanhar a agenda de mobilização, recomendamos visitar a página do UERJ Resiste no Facebook. Curta e divulgue: www.facebook.com/uerjresiste

Para acompanhar as decisões institucionais da UERJ, visite a página oficial da Universidade: www.uerj.br

Para saber o posicionamento da associação de docentes e as chamadas/deliberações da Assembleias, consulte a página da Asduerj: www.asduerj.org.br