Núcleos

Beemote

Beemote

Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro

http://beemote.iesp.uerj.br/

Coordenação: Christian Edward Cyril Lynch e Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco

O BEEMOTE é um Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro. Formado em 2014 por professores e alunos ligados ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), o BEEMOTE tem como objetivo aprimorar a formação, a pesquisa e o debate em torno de temas caros à teoria política, história dos conceitos, violência e pensamento político brasileiro.

E-mail: beemote@iesp.uerj.br

Telefone:

CERES

CERES

Centro de Estudo da Riqueza e da Estratificação Social

http://ceres.iesp.uerj.br

Coordenadores:

O “Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social” (CERES) tem como principal objetivo realizar pesquisas e fornecer informações, através de indicadores sociais, sobre os processos de estratificação social que geram desigualdades sociais persistentes.

E-mail:

Telefone: 21 2537-8020

DOXA

DOXA

Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública

http://doxa.iesp.uerj.br

Coordenação: Argelina Figueiredo

O Doxa foi criado em 1996, no IUPERJ/UCAM para investigar os processos eleitorais e de formação da opinião política. Coordenado pelo professor Marcus Figueiredo, o laboratório tornou-se uma referência para a pesquisa em comunicação política no Brasil, produzindo teses, dissertações, publicações e análises dentro dos vários sub-temas que o assunto comporta, como propaganda eleitoral, jornalismo político, recepção e atitude política, comportamento eleitoral e outros.  O Doxa dispõe hoje de um importante acervo audiovisual de propaganda e jornalismo políticos e pesquisas de opinião, com coleções de programas eleitorais desde 1988, telejornais, clippings das aparições de candidatos e documentários. Nosso acervo serve de base para pesquisas científicas em várias instituições, no Brasil e no exterior.  Em 2014, o Doxa passou a ser coordenado pela professora Argelina Cheibub Figueiredo. Mantendo sua missão original de investigação dos processos eleitorais passou a se dedicar também à análise dos resultados eleitorais, ampliando assim o seu escopo e incorporando pesquisadores do Iesp dedicados ao estudo do tema.

E-mail: doxa@iesp.uerj.br

Telefone: 21 2266-8341

GEMAA

GEMAA

Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa

http://gemaa.iesp.uerj.br/

Coordenadores: João Feres Júnior e Luiz Augusto Campos

O GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) é um grupo de pesquisa dedicado ao estudo das ações afirmativas, com inscrição no CNPq e sede no IESP-UERJ. Atualmente desenvolvemos um conjunto de projetos de pesquisa sobre as ações afirmativas no contexto brasileiro e mundial, a partir de uma variedade de abordagens metodológicas e objetivos. Além disso, o GEMAA organiza eventos e discussões sobre o tema das ações afirmativas no Brasil.

E-mail: gemaa@iesp.uerj.br

Telefone: 21 2266-8338

INCT/PPED

INCT/PPED

Instituto de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento

https://inctpped.ie.ufrj.br/

Coordenadores: Renato Boschi e Ana Célia Castro

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – INCT/PPED, reúne professores e pesquisadores de seis instituições de ensino e pesquisa: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP, sede do Instituto), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Estadual de Campinas. O INCT/PPED está inserido numa ampla rede de pesquisa acadêmica de escopo nacional e internacional, tendo entre seus consultores internacionais pesquisadores de reconhecida competência e projeção em suas respectivas áreas de atuação. O INCT/PPED iniciou suas atividades em outubro de 2009 e tem como objetivo geral, contribuir para a renovação teórica e conceitual da ação pública orientada para o desenvolvimento. Está voltado para a produção e difusão do conhecimento buscando subsidiar a ação pública governamental através da preparação de quadros para o núcleo estratégico do Estado brasileiro e latino-americano.

E-mail: inctpped.secretaria@gmail.com

Telefone: 21 2266-8315 / 8309

LABMUNDO

LABMUNDO

Laboratório de Análise Política Mundial

http://www.labmundo.org/

Coordenadores: Carlos R. S. Milani e Enara Echart Muñoz

O Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) é uma iniciativa interdisciplinar de pesquisa e ensino lançada em março de 2006. Seus pesquisadores – professores, doutores, mestres e estudantes de graduação e pós-graduação – atuam em 3 linhas de pesquisa distintas, porém integradas, com o objetivo central de compreender e analisar a ordem mundial contemporânea a partir das grandes transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que marcam a chamada Terceira Revolução Industrial e a globalização desde os anos 1970 na transição para o século XXI.

E-mail: info@labmundo.org

Telefone: 21 2266-8336

Latitude Sul

Latitude Sul

http://latsul.org/

Coordenação: Carlos Milani, Maria Regina Soares Lima, Leticia Pinheiro e Enara Echart Muñoz

Somos uma plataforma de pesquisa que congrega quatro grupos do CNPq interessados em discutir, aperfeiçoar e apresentar trabalhos e projetos sobre o lugar político, econômico e social do “Sul” nas relações internacionais. Por meio dessa parceria, os pesquisadores buscam potencializar o olhar crítico sobre as relações Norte-Sul, as desigualdades sociais, as diferenças em termos de status e poder decisório, bem como as hierarquias na política internacional contemporânea.

E-mail: contato@latsul.org

Telefone:

LED

LED

Laboratório de Estudos sobre a Democracia

http://led.iesp.uerj.br/

Coordenação: Thamy Pogrebinschi

O Laboratório de Estudos sobre a Democracia (LED) tem por escopo central a realização de pesquisas sobre a democracia no Brasil, com ênfase na análise de mecanismos participativos e deliberativos. Na base dos estudos realizados no LED encontra-se a preocupação de investigar o curso de institucionalização de inovações democráticas que facultam a participação da sociedade civil no processo de tomada de decisões políticas, assim como seu impacto nas instituições representativas e no ciclo de políticas públicas.

E-mail: led@iesp.uerj.br

Telefone:

LEMEP

LEMEP

Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública

http://lemep.iesp.uerj.br/

Coordenação: João Feres Júnior

O Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) visa a contribuir para a expansão dos horizontes de estudo da relação entre mídia e política. O LEMEP tem dois objetivos básicos. Primeiro, trazer para o estudo da interação mídia/eleições ferramentas que permitam um entendimento mais complexo e abrangente da cobertura de imprensa por meio da análise quantitativa de conteúdo, feita com ferramentas computacionais. Segundo, estudar outros contextos e momentos de politização da mídia fora dos períodos eleitorais, tais como a cobertura de assuntos como movimentos sociais, problemas urbanos, partidos e personagens políticos e também valores.

E-mail: lemep@iesp.uerj.br

Telefone:

NEAAPE

NEAAPE

Núcleo de Estudos, Agendas e Atores da Política Externa

http://neaape.com.br/

Coordenação: Letícia Pinheiro

A pluralidade de atores que participam do processo decisório e de temas que integram as agendas de política externa demandam uma investigação a respeito das implicações decorrentes dessa nova configuração. O NEAAPE reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados a compreender este universo por meio de seus estudos e análises sobre o processo decisório de política externa de distintos países, seja de forma individual ou sob uma perspectiva comparada. O NEAAPE também produz textos, mapas, infográficos, tabelas e entrevistas que ilustram e problematizam este campo de pesquisa e reflexão. Criado em 2016, o Núcleo dá continuidade às pesquisas realizadas no âmbito da extinta Rede de Agendas e Atores de Política Externa que foi responsável, com apoio do CNPq, por avançar a reflexão sobre a política externa como uma política pública.

E-mail: contato@neaape.com.br

Telefone:

NECON

NECON

Núcleo de Estudos sobre o Congresso

http://necon.iesp.uerj.br/

Coordenação: Fabiano Santos

O Núcleo de Estudos sobre o Congresso tem por objetivo contribuir para o avanço desta área de estudos através da constituição de um laboratório de pesquisas dedicado à investigação de diversas questões ligadas ao Congresso Nacional e Assembléias Legislativas, desde índices e taxas de coesão e disciplina, informações sobre trajetória política dos parlamentares, tramitação de políticas públicas e problemas de organização interna.

E-mail: necon@iesp.uerj.br

Telefone:

 

NEIC

NEIC

Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo

http://neic.iesp.uerj.br/

Coordenadores: Renato Boschi e Eli Diniz

O Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo, o NEIC, formaliza as atividades de pesquisa na área da Economia Política que vem sendo conduzida há mais de trinta anos pelos coordenadores, focalizando o papel do empresariado e as condições de desenvolvimento do capitalismo brasileiro e dos países da América Latina.

E-mail: neic@iesp.uerj.br

Telefone:  21 2266-8334

NETSAL

NETSAL

Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina

http://netsal.iesp.uerj.br/

Coordenadores: Breno Bringel e José Mauricio Domingues

O Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina desenvolve suas atividades nas duas áreas de pesquisa indicadas por seu nome. A área de Teoria dedica-se aos fundamentos da Teoria Sociológica e Social, discutindo principalmente os seguintes temas: teoria da subjetividade coletiva, modernidade global e teorias das ações coletivas e dos movimentos sociais. A área de América Latina surge, por seu turno, como referente empírico central que dá sustentação a parte das discussões desenvolvidas tanto em Teoria Social de modo geral, como em Ações Coletivas, Contestações Políticas e Movimentos Sociais, de forma mais específica.

E-mail: netsal@iesp.uerj.br

Telefone: 21 2266-8336

NUPET

NUPET

Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho

http://nupet.iesp.uerj.br/

Coordenação: Adalberto Cardoso

O Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET), criado em 2002, dedica-se à análise de temas ligados às transformações no mundo do trabalho e seu impacto sobre os mecanismos sociais de construção e reprodução de identidades coletivas, formas de associativismo e participação, obtenção de meios de vida e reprodução de desigualdades, com foco na estrutura e dinâmica dos mercados de trabalho, nas instituições que os regulam, nas estratégias das empresas e na organização sindical.

E-mail: nupet@iesp.uerj.br

Telefone:

NUPEVI

NUPEVI

Núcleo de Pesquisa das Violências

http://nupevi.iesp.uerj.br/

Coordenadores: Alba Maria Zaluar e Mario Monteiro

O Núcleo de Pesquisa das Violências começou suas atividades em 1997 e tem uma orientação transdisciplinar e interinstitucional. Inicialmente, o foco de análise tem sido as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.

E-mail: nupevi@ims.uerj.br

Telefone: 21 2266-8337

OPSA

OPSA

Observatório Político Sul-Americano

http://observatorio.iesp.uerj.br/

Coordenação: Maria Regina Soares de Lima

Criado em 2003, o Observatório Político Sul-Americano (OPSA) é um núcleo de referência destinado à análise, ao monitoramento e ao registro de eventos políticos nos planos doméstico e internacional dos países sul-americanos. Suas atividades principais envolvem a coleta e sistematização de informações sobre os processos políticos dos países do subcontinente, bem como a elaboração de análises pontuais sobre aspectos e problemas das conjunturas doméstica e internacional da área.

E-mail: observatorio@iesp.uerj.br

Telefone: 21 2266-8334

Pronex Juventude

Pronex Juventude

Núcleo de Excelência para o Estudo da Juventude

http://pronex.iesp.uerj.br/

Coordenação: Adalberto Cardoso

O Núcleo de Excelência para o Estudo da Juventude (PRONEX-Juventude) congrega investigadores de várias instituições sediadas no Rio de Janeiro, entre centros de excelência e grupos emergentes (IESP-UERJ, UERJ, FIOCRUZ, UFF-Campos, UFF-Volta Redonda, UENF E UFRJ) para o estudo multidimensional, e de longo prazo, da juventude e das desigualdades sociais, tendo em vista o futuro de nosso Estado.

E-mail: juventude@iesp.uerj.br

Telefone:

Sociofilo

Sociofilo

http://sociofilo.iesp.uerj.br/

Coordenação: Fredéric Vandenberghe

Fundado em 2007, o núcleo desenvolve, a partir de uma perspectiva humanista, reflexões sistemáticas acerca dos fundamentos filosóficos da teoria social. Assim, a investigação dos pressupostos metateóricos das ciências sociais não constitui um fim em si mesmo, mas serve como preâmbulo necessário à construção de uma teoria social geral da ação em comum. Dessa forma, são abordadas diferentes perspectivas sociológicas e filosóficas, como a hermenêutica, a fenomenologia e a teoria crítica.

E-mail:

Telefone:

  • Eventos

    Ver Todos Eventos
  • Atualizações

  • Vídeos

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial