“Ações afirmativas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro” – Artigo de Luiz Augusto Campos e Poema Portela, no Nexo

O professor do IESP-UERJ Luiz Augusto Campos, coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) e Poema Portela, doutoranda do Instituto, pesquisadora do Gemaa e do Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (Ceres), assinam juntos um artigo publicado no Nexo Jornal. O texto descreve a história da implementação de políticas de ação afirmativa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde o seu pioneirismo na implementação do primeiro vestibular com cotas socioeconômicas e raciais do país.

O fato de tais políticas decorrerem de leis estaduais não tornou o tema menos polêmico no debate público, ou mesmo internamente à universidade. Ainda assim, a despeito das críticas e ameaças que eventualmente circundam as cotas na Uerj, o desempenho e as trajetórias construídas pelas milhares de pessoas que ingressaram por meio delas nos últimos 20 anos, consolidam a relevância e o sucesso da política.

Leia o cronologia completa na página do Nexo.